Crédito bancário deve crescer 7,7% neste ano, aponta BC
Projeção apresenta uma leve alta em relação à previsão anterior de 7,6%
Foto: Agência Brasil
O Banco Central (BC) prevê um crescimento de 7,7% no volume de crédito bancário em 2023, de acordo com o Relatório de Inflação divulgado na quinta-feira (29). Essa projeção apresenta uma leve alta em relação à previsão anterior de 7,6%, divulgada em março deste ano. A estimativa indica um processo de desaceleração do crédito, em consonância com o ciclo de aperto monetário e o aumento da taxa Selic.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do BC tem mantido a taxa básica de juros em 13,75% ao ano desde agosto do ano passado, o nível mais alto desde janeiro de 2017. A Selic é o principal instrumento do BC para alcançar a meta de inflação. Isso porque a taxa afeta os preços. Dessa forma, a Selic mais elevada encarece o crédito e incentiva a poupança, controlando a demanda aquecida.
“Os dados do mercado de crédito divulgados desde o relatório anterior mostram evolução do saldo dos empréstimos às famílias acima do esperado, principalmente no segmento direcionado, enquanto os financiamentos às empresas recuaram de forma mais intensa, destacando-se o segmento livre”, diz o relatório.