Crescimento na economia pode aumentar consumo de café no Brasil
A pesquisa foi realizada pelo banco holandês Rabobank
Foto: Reprodução
Uma pesquisa realizada pelo banco holandês Rabobank e divulgada por meio do estudo "The Brazilian Coffee Market", aponta que a expectativa é que haja um crescimento na economia brasileira, e isso fará com que aumente, consequentemente, o consumo em 2020, transformando o ano em uma oportunidade para novos investimentos no mercado brasileiro de cafés, com destaque para os cafés especiais.
De acordo com o estudo, a receita levantada por meio da venda de cafés tradicionais e especiais deverá crescer, em média, 34,20%, o equivalente a US$ 3,4 bilhões, no país entre os anos de 2019 a 2024. Isso corresponde a 66% do crescimento esperado para toda a América Latina durante o período. No ano de 2018, o mercado de cafés movimentou aproximadamente US$ 10 bilhões.
Segundo a BSCA, entidade que representa o segmento, o consumo de cafés especiais alcançou cerca de 85 pontos em sua avaliação. Isso significa que o Brasil deverá ter um crescimento de 22% este ano na comparação com a média de 2017, aumento de, aproximadamente, 1.2 milhões de sacas.
Para 2023, o estudo do banco Rabobank estima que o volume de sacas deve chegar a 1.8 milhões. Levando em consideração todo o mercado, estima-se que 2019 tenha encerrado com aproximadamente 21.5 milhões de sacas, chegando, assim, a 22.1 milhões de sacas no ano de 2020. O número representa um aumento de 2,80%.