Bahia

Creuza Oliveira recebe Título de Doutora Honoris Causa da UFBA

Título foi concedido pela Instituto de Psicologia da universidade (IPS) e homenageia uma das pioneiras na luta pelos diretos das domésticas

Por Da Redação
Ás

Creuza Oliveira recebe Título de Doutora Honoris Causa da UFBA

Foto: Divulgação/Fenatrad

A presidenta de honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) Creuza Oliveira recebeu o Título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal da Bahia (UFBA) na noite desta sexta-feira (24). Creuza Oliveira será a primeira liderança sindical da categoria das trabalhadoras domésticas a receber essa homenagem na história do Brasil.

O evento, que aconteceu na Reitoria da UFBA, concede à sindicalista o título de autoria do Instituto de Psicologia da universidade (IPS). O grupo que preparou o memorial sobre Creuza Oliveira para a análise da concessão do Título foi coordenado pela professora Elisabete Pinto, IPS da UFBA.

Para Elisabete Pinto, “Creuza de Oliveira é uma intelectual orgânica que conseguiu organizar as mulheres negras de todo Brasil em torno da questão laboral. Poucos doutores conseguem que o conhecimento produzido por eles na academia tenha um impacto social e possa transformar vidas.  Creuza é doutora porque logrou conquistar os direitos humanos das trabalhadoras domésticas. A UFBA compreende a sua importância na luta”, disse.

Uma das líderes na luta pelas trabalhadoras domésticas, é uma das fundadoras da Associação das Empregadas Domésticas da Bahia e atua como secretária de Formação Sindical e de Estudos do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA) e coordenadora-geral do Instituto 27 de Abril (IEC).

A homenageada ressalta a importância do título. “A academia esteve distante do povo e das classes menos favorecidas. Os representantes desta classe só conseguiram chegar à universidade a partir da política de cotas. Foi daí que muitas pessoas tiveram que ‘engolir’ as filhas e filhos das domésticas, a população indígena e negra nas universidades. Este título irá abrir portas para outras. É uma vitória muito importante para a nossa luta e para a nossa história”, afirmou Creuza Oliveira.

Recentemente, a militante ainda recebeu o título de comendadora da Ordem Dois de Julho – Libertadores da Bahia. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.