Crise diplomática entre Brasil e Israel vira manchete nos principais jornais do mundo
Falas do presidente Lula foram criticadas pela imprensa internacional
Foto: Agência Brasil
A crise diplomática entre Israel e Brasil foi um dos assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, na última segunda-feira (19). Os comentários do presidente Lula ganharam as manchetes da imprensa internacional.
De acordo com o jornal The New York Times, a declaração feita por Lula em Addis Abeba "causou a ira das autoridades israelenses no domingo". "A declaração de Lula indignou as autoridades israelenses. O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, afirmou em uma publicação nas redes sociais em hebraico que os comentários eram 'vergonhosos e flagrantes' ", relatou a publicação americana.
"Israel declara Lula 'persona non grata' por comparar os ataques em Gaza com o Holocausto", publicou o jornal espanhol El País, que se referiu à declaração do brasileiro como uma "bomba diplomática". Já o jornal britânico The Telegraph afirmou que Lula "banalizou" o holocausto e chamou a atitude de "vergonhosa".
Polêmicas
Tudo começou após o presidente Lula comparar a ofensiva realizada por Israel em Gaza com o Holocausto da Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
Após a declaração, Israel tornou Lula persona non grata, estremecendo ainda mais a relação entre os dois países.
Por conta das falas, 86 deputados federais pedem o impeachment do presidente.