Brasil

Crise no Oriente Médio pode provocar aumento de combustíveis

Especialistas acreditam que o aumento será em curto prazo

Por Da Redação
Ás

 Crise no Oriente Médio pode provocar aumento de combustíveis

Foto: Reprodução

O assassinato do geral Qassem Soleimani na última quinta-feira (2) em Bagdá, no Iraque, após ataque aéreo dos Estados Unidos, pode provocar aumento do preço do petróleo, como previu o presidente Jair Bolsonaro.

O novo episódio de conflito no Oriente Médio será em curto prazo, conforme o professor de Relações Internacionais da PUC-SP, Reginaldo Mattar Nasser, o Irã não vai revidar. “Eles não vão entrar em guerra. Não fazem também porque a assimetria militar é muito grande. O Irã não tem condição de entrar em guerra nem com Israel, muto menos com os Estados Unidos”, disse a Agência Brasil. 

“Eles não agem de forma intempestiva como se constrói aqui no ocidente. Agem de forma muito prudente, muito pensada, em médio e longo prazo. É improvável que ajam em um ataque aéreo ou em bateria militar. Nunca fizeram e não é agora que vão fazer. O Irã vai ser ainda mais precavido e não vai haver contra-ataque”, assinala.

De acordo com o ex-presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP) e hoje vice-presidente do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) Jorge Camargo, o Brasil “não corre risco de desabastecimento”, mas sofrerá impactos com o aumento já previsto do combustível. 

No entanto, ainda não há informações ou previsões de quando ocorrerão os reajustes nas refinarias e nas bombas de diesel e gasolina.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário