Crítica | Meu Sangue Ferve por Você
É uma mensagem de amor para o mundo!
Foto: Reprodução/ Galeria Distribuidora
Você acredita em amor à primeira vista? O que você faria para conquistar uma pessoa? Se em um mundo de sensações, meu sangue ferve por você? Enfim, com essas perguntas eu te apresento Meu Sangue Ferve Por você. Filme que conta a história de uma das paixões que rodou o mundo na época entre Sidney Magal e Magali West. A trama é ambientada em Salvador no ano de 1982, após uma troca de olhares em um concurso de beleza.
Reprodução/ Galeria Distribuidora
Nascido e criado em uma família de artistas, Sidney iniciou sua carreira em casas noturnas nos anos 70 e 80, estourando como um cantor de músicas românticas e, principalmente, sensuais. Naquele tempo a meta do cantor era conseguir alcançar uma popularidade equivalente a de um mito, tal qual a de Roberto Carlos.
O filme nacional conta com a direção e roteiro de Paulo Machline, com colaboração de Thiago Dottori, Roberto Vitorino e Homero Olivetto. O longa tem como foco central mostra “o retrato íntimo de uma história de amor”. Neste a troca de olhares de Sidney para Magali que mudou todo o rumo da vida de cada um deles.
Certamente trazer um musical para uma história real de amor é um trabalho bem complicado, ainda mais quando pensamos em filmes musicais no Brasil. Um bom exemplo para relembrar sobre o gênero é Alô! Alô! Brasil (1935) que mostra a busca implacável de um fã de rádio que se apaixona por uma voz que escutou o filme, se mescla com a dramatização e os números musicais. Assim como “Meu Sangue Ferve por Você”, onde vemos as aventuras de Sidney para conquistar a sua amada.
O “Amante Latino” e “A Moça”
Reprodução/ Galeria Distribuidora
Em qualquer obra de romance o mais importante é mostrar a química do casal e de como isso impacta no enredo na totalidade. Mas a grande sacada adaptada para o filme é mostrar que o clichê dessas histórias é real.
Um dos pontos cruciais sem dúvidas é a atuação do “Amante Latino” Filipe Bragança que desempenhou com muita exatidão, além de demonstrar sua evolução como ator, ainda mais tendo que interpretar o poderoso Sidney Magal. Ao seu lado de tela temos Giovana Cordeiro que faz a Magali West, que com certeza vai encantar o público com o seu jeito rebelde e meigo, além de toda força de uma mulher baiana.
Ambos em tela se destacam muito bem, seja Filipe nos palcos cantando e dançando, seja Giovana com sua família. Porém, quando estão juntos de fato o ponto alto da trama, é nítido ver a entrega e dedicação dos atores. Além disso, Giovana teve que aprender os costumes e o jeito de Magali para desenvolver a personagem, já que ela é uma figura bem mais discreta do que seu marido, com pouco material público disponível para acesso.
“Nada Além”
“Meu Sangue Ferve por Você” é ambientada toda em Salvador, mais precisamente no ano de 1979 para 1980, terra natal da Magali West e atual moradia da família do casal. O longa traz cenários e roupas da época, no entanto, é possível perceber algumas modificações como os dialetos e as gírias que estão mais atualizadas, os cenários externos como as ruas e o prior Pelourinho. Contudo, isso não tira a mensagem que o filme quer passar.
Reprodução/ Galeria Distribuidora
Em perspectiva das atuações, com exceção do casal, temos Emanuelle Araújo (Graça), Sol Menezzes (Ana Terra), Sidney Santiago (Renan), Tânia Toko (Tia Lurdes) e Pablo Morais (Claudinho) que sustenta muito bem o drama e o principalmente humor do filme que é bem leve e sem dúvidas um bom destaque para Sidney Santiago com uma belíssima atuação mesmo não tendo um foco tão central com o de Filipe e Giovana.
Porém, outro que rouba a cena é Caco Ciocler que interpreta Jean Pierre, um dúbio empresário/Assessor do Sidney Magal que tenta de tudo para se sair bem e fazer o cantor ficar cada vez mais famoso.
“Me Chama Que Eu Vou”
A obra “Meu Sangue Ferve por Você” é um comédia musical bem contemporânea sem aspectos de cinema de modo geral, mesmo trazendo suas referências do passado e o clichê do casal apaixonado que tem que passar por muita coisa antes de ficar juntos. Mas se você é fã e quer conhecer um pouco mais da história linda de um amor que está vivo a mais de 40 anos, sem dúvidas esse é um filme para você! Mesmo com alguns erros de continuidade e de ambientação, a trama é rica no que propõe, trazendo o poder do amor com a química muito bem interessante do casal de atores.