Cuba se reúne com os EUA para pedir ajuda na limpeza da área de incêndio em refinaria
Encontro aconteceu virtualmente

Foto: Pixabay
O Ministério das Relações Exteriores de Cuba anunciou na sexta-feira (26), que organizou um encontro com especialistas norte-americanos da EPA (Agência de Proteção Ambiental) para discutir a limpeza das áreas afetadas pelo incêndio em uma refinaria de petróleo de Mantanzas.
O encontro virtual aconteceu na última quarta-feira (24). Os especialistas e uma delegação formada por especialistas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Cuba e do Instituto de Recursos Hidráulicos discutiram as principais tarefas a serem realizadas na região Mantanzas.
Foi solicitado à EPA uma avaliação das ações já realizadas e o acesso às técnicas e procedimentos mais modernos utilizados pela agência em acidentes do tipo.
O fogo na refinaria começou na noite de 5 de agosto, resultado da queda de um raio sobre um tanque de armazenamento de combustível. No dia seguinte, o incêndio chegou ao 2º tanque. Este estava totalmente preenchido (com 52.000 metros cúbicos de petróleo bruto) e acabou explodindo. Ao menos uma pessoa morreu e 121 ficaram feridas.
Autoridades do país descreveram o incêndio como o pior da história de Cuba.