Cúrcuma: saiba os benefícios de tê-la na dieta
O uso da cúrcuma deve ser constante, seja via alimentação ou suplementação diária
Foto: Reprodução
A cúrcuma já se tornou queridinha entre as pessoas que buscam manter uma alimentação saudável. Sendo assim, apresentamos aqui alguns benefícios para você inseri-la em seu dia a dia. As informações foram dadas pela professora de nutrição da Anhembi Morumbi, Driele Cavalcanti.
De acordo com a profissional, o uso da cúrcuma deve ser constante, seja via alimentação ou suplementação diária. Porém, quando usada como tempero, deve ser introduzido de 250 mg a 500 mg, de extrato padronizado a 95% de curcuminóides.
Segundo a especialista, a cúrcuma é ótima para tratar doenças inflamatórias, como a artrite e a fibromialgia, pois atua modulando genes inflamatórios. Além disso, tem potencial terapêutico para a redução do colesterol LDL e triglicérides, reduzindo, assim, o risco de doenças cardiovasculares e melhora da cognição.
Alguns estudos também apontam a cúrcuma como um potencial contribuinte no tratamento do câncer, por causa da sua capacidade de estimar morte de células cancerígenas e potencializar os efeitos da quimioterapia e radioterapia.
Ainda de acordo com Cavalcanti, em doses medicamentosas, a cúrcuma não deve ser usada por gestantes, lactantes e crianças, pois não temos estudos suficientes que garantam segurança nesses grupos.