Curto Circuito das Artes promove programação inclusiva em Salvador
São realizadas exposições, oficinas e residências artísticas
Foto: Reprodução
A Fundação Gregório de Mattos (FGM) intensifica sua proposta de ocupação cultural em Salvador com mais uma edição do Curso Circuito das Artes. Durante todo mês de dezembro, o evento promove atividades que integram exposições, oficinas, visitas guiadas, residências artísticas e apresentações em áreas como teatro, música, dança e artes visuais. A iniciativa busca democratizar o acesso à cultura nos espaços culturais da capital baiana.
Um dos destaques é a exposição Plantações de Autoestima, do duo artístico Sagaz e Pipino, em cartaz até o dia 22 de dezembro na Galeria da Cidade, no Teatro Gregório de Mattos. A mostra apresenta intervenções urbanas, esculturas, ilustrações e performances de dança, além de promover oficinas de graffiti e outras técnicas artísticas.
Entre as oficinas programadas, o Espaço Boca de Brasa Centro recebe atividades de graffiti nos dias 11 e 18, com os oficineiros Zureta e Niiny. Já a Casa do Benin, no Pelourinho, oferece, nos dias 13 e 14, oficinas de criação de personagens, mandalas e graffiti com artistas como Patek, Black Shock e Sista Katia.
O Espaço Axé, no bairro de Pau da Lima, realiza no dia 13 a oficina de marca-páginas criativos, ensinando participantes a criar acessórios personalizados para leitura.
No Café-Teatro Nilda Spencer, a residência artística Temporada de Verão com as Liliths promove atividades entre os dias 11 e 20, incluindo laboratórios de dramaturgia e interpretação teatral, culminando em apresentações públicas.
O Espaço Boca de Brasa Centro também sedia, entre os dias 16 e 18, uma residência voltada para Design Thinking com Encenação Teatral Contemporânea, envolvendo workshops e práticas de pesquisa criativa.