Cynthia Maria Pina Resende assume presidência do TJBA para o biênio 2024-2026
Na posse, desembargadora destacou compromisso de dedicar-se à primeira instância
Foto: Reprodução
A desembargadora Cynthia Maria Pina Resende assumiu a presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) nesta quinta-feira (1º), durante uma cerimônia especial no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, para o biênio 2024-2026. No discurso proferido, destacou o compromisso de dedicar-se à primeira instância e de promover a união no Poder Judiciário baiano, além de priorizar pautas que favoreçam o acesso à justiça e garantam a “razoável" duração dos processos na Corte.
"Minha gestão seguirá o caminho da união, cooperação e apoio aos magistrados, o que nos permitirá superar obstáculos e dificuldades em prol do fortalecimento e crescimento do Poder Judiciário baiano.Confesso-lhes que o acúmulo de vivências ao longo da magistratura estadual não foi capaz de afastar a apreensão inicial em relação à responsabilidade de capitanear as decisões de gestão deste Poder Judiciário”, afirmou a presidente.
"Minha atuação como magistrada responsável pela coordenadoria de apoio ao primeiro grau, instituída por iniciativa do eminente desembargador Nilson Castelo Branco durante sua elogiosa gestão, incutiu-me maior convicção quanto à necessidade de melhor aparelhamento da primeira instância judicial. Isso é crucial para garantir o direito ao acesso à justiça, a entrega efetiva dos processos com razoável duração e meios capazes de assegurar a celeridade na tramitação", completou.
Além disso, Cynthia Maria afirmou que a “missão de garantir aos jurisdicionados a efetividade desses direitos é prioritária e instrumental para permitir o avanço global na melhoria da prestação dos serviços judiciários, demandando o prosseguimento das iniciativas e dos projetos já implementados pelo nosso querido presidente que nos deixa”.
No mesmo evento, ocorreu a posse dos desembargadores eleitos para compor a nova mesa diretora. Também tomaram posse João Bosco de Oliveira Seixas como 1º vice-presidente, José Alfredo Cerqueira da Silva como 2º vice-presidente, Roberto Maynard Frank como corregedor-geral de Justiça e Pilar Célia Tobio de Claro como corregedora das Comarcas do Interior.
A cerimônia contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Adolfo Menezes (PSD), do presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), entre outras autoridades.
Veja também: Nilson Castelo Branco faz balanço da gestão no TJ-BA antes de transferir presidência