• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • 'Avançamos', diz Castelo Branco ao fazer balanço da gestão no TJBA antes de transferir presidência
Bahia

'Avançamos', diz Castelo Branco ao fazer balanço da gestão no TJBA antes de transferir presidência

Em cerimônia de posse da nova mesa diretora, desembargador enumerou conquistas

Por Da Redação
Ás

'Avançamos', diz Castelo Branco ao fazer balanço da gestão no TJBA antes de transferir presidência

Foto: Reprodução

O desembargador Nilson Castelo Branco transferiu o cargo de presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) para a desembargadora Cynthia Maria Pina Resende nesta quinta-feira (1°), em uma sessão solene no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa . No mesmo evento, também ocorreu a posse dos desembargadores eleitos para compor a mesa diretora da instituição no biênio 2024-2026. 

Além da presidente Cynthia Maria, tomaram posse João Bosco de Oliveira Seixas como 1º vice-presidente, José Alfredo Cerqueira da Silva como 2º vice-presidente, Roberto Maynard Frank como corregedor-geral de Justiça e Pilar Célia Tobio de Claro como corregedora das Comarcas do Interior.

No discurso proferido, Castelo Branco fez uma avaliação da gestão e destacou diversas conquistas. Ele ressaltou que o biênio 2022-2024 teve início em um contexto de incertezas econômicas. No entanto, enfatizou que o Judiciário baiano conseguiu realizar avanços significativos em melhorias relevantes para a sociedade.

“Em 4 de fevereiro de 2022, neste salão nobre, o Poder Judiciário da Bahia renovou a mesa diretora. Naquela ocasião, foram anunciados compromissos ideais e projetos, revitalizando a convicção inspiradora inerente a todo recomeço em nossas vidas e ao nosso redor. [...] Hoje estamos aqui para a posse de uma nova mesa diretora, igualmente repleta de bons propósitos, perspectivas e aspirações", afirmou o desembargador. 

“[...] A gestão do biênio 2022-2024 iniciou em um cenário de incertezas econômicas e ainda sobre os efeitos da crise sanitária da Covid-19. Diante disso, foram estabelecidos os seguintes objetivos no plano de gestão: dirigir a organização de forma transparente, sistemática e científica; restaurar a credibilidade do Tribunal, promover a sinergia entre magistrados, servidores e colaboradores da justiça; inovar para a melhoria da capacidade produtiva de toda a cadeia de valor; racionalizar o uso de recursos disponíveis e transformar digitalmente a oferta de serviços”, completou. 

Entre as realizações ressaltadas, Castelo Branco destacou a entrega de sete novos fóruns, com outros dois em andamento, e a conclusão de cinquenta grandes reformas. Essas intervenções, segundo ele, foram conduzidas sob rigorosos padrões de sustentabilidade, acessibilidade e segurança.

"Alcançamos a marca de 100% das comarcas baianas com novas instalações de link de internet. [...] Investimos na aquisição e distribuição de mais de 250 detectores de metais portáteis e implantamos 15 usinas de energia solar. Destaco ainda a realização do primeiro censo da justiça baiana, fornecendo dados cruciais sobre gênero, cor e formas de ingresso", continuou. 

A cerimônia contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Adolfo Menezes (PSD), e do presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), entre outras autoridades.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário