Dados da Saúde mostram que 1,2 mil doses vencidas da AstraZeneca foram aplicadas em 23 estados
Vacinas vencidas são de lotes importados da Índia, segundo a pasta
Foto: Reprodução
Ao menos 160 cidades em 23 estados aplicaram vacinas contra a Covid-19 vencidas na população, conforme aponta dados oficiais do Ministério da Saúde. Os microdados de vacinação compilados pela pasta mostram que 1.254 pessoas foram imunizadas com doses de lote da Oxford/AstraZeneca vencidas.
O problema envolve as doses de três lotes de vacinas produzidas pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford fabricadas na Índia e importadas prontas pelo Brasil, os lotes 4120Z001, 4120Z004 e 4120Z005. São grupos de imunizantes cuja data de validade, de seis meses, já expirou.
Conforme os dados cruzados pela (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, ao menos quatro pessoas em Salvador receberam as doses vencidas. Os dados oficiais registram a aplicação de vacinas até 21 dias após o vencimento.
Em seu site, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esclarece que a validade do imunizante é de seis meses a partir da data de fabricação, e o produto não deve ser usado após o prazo estabelecido. “Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original”, diz o documento oficial.