Daniel Alves condenado, Bolsonaro alvo de operação e carnaval; confira retrospectiva de fevereiro
Confira os principais fatos do mês em 2024
Foto: Farol da Bahia
O ano de 2024 foi marcado pelo aumento das tensões ao redor do mundo, por tragédias climáticas que afetaram milhares de pessoas e pela perda de ícones da cultura brasileira.
As eleições municipais também movimentaram o Brasil e diversas outras nações, como os Estados Unidos.
Em meio a tantos acontecimentos, o Farol da Bahia preparou uma retrospectiva com os principais acontecimentos de cada mês do ano.
Confira os principais acontecimentos de fevereiro:
Mundo
Incêndios florestais mata mais de 100 pessoas no chile
No mês de fevereiro, o Chile foi atingido por uma das maiores tragédias ambientais de sua história. Diversos incêndios florestais ao redor do país deixaram 131 mortos e destruíram 15 mil casas.
O fogo começou em uma área no Parque Nacional Peñuelas, uma grande reserva florestal. Rajadas de vento de até 80 km/h foram empurrando as chamas mais para dentro, para a área mais habitada da região.
Vários grandes incêndios foram registrados na região de Valparaíso, O'Higgins, Maule, Biobío, e La Araucanía inclusive em Viña del Mar.
Crise entre Lula e Israel
O mês de fevereiro também foi marcado por uma crise entre Brasil e Israel. Tudo começou no dia 18 quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que as ações militares israelenses configuram um genocídio e ainda fez um paralelo com o extermínio de judeus promovido por Adolf Hitler.
Em reação, o país declarou Lula persona non grata. A expressão em latim cujo significado literal é algo como "pessoa não agradável" ou "não bem-vinda", é utilizada na diplomacia para se referir a um representante estrangeiro que não é mais bem-vindo em missões oficiais em determinado país.
"Não perdoaremos e não esqueceremos - em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, informei ao Presidente Lula que ele é uma persona non grata em Israel até que ele peça desculpas e se se retrate", escreveu o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, nas redes sociais.
Daniel Alves é condenado por estupro
No dia 22 de fevereiro, o ex-jogador Daniel Alves foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão pelo tribunal de Barcelona, por acusações de estupro de uma mulher na boate Sutton, em Barcelona, no final de 2022.
A sentença de Daniel Alves foi anunciada apenas duas semanas após o término do julgamento.
Proferida pela juíza Isabel Delgado na 21ª Seção de Audiência de Barcelona, a decisão estabeleceu que uma pena de liberdade supervisionada de cinco anos, que será cumprida após o término da sentença, juntamente com nove anos de afastamento da vítima, à qual ele deve pagar uma indenização de 150 mil euros (aproximadamente R$ 804 mil). Além disso, o ex-jogador também é responsável por arcar com as despesas do processo.
Brasil
Operação contra Bolsonaro e aliados
A Polícia deflagrou, no dia 8 de fevereiro, a Operação Tempus Veritatis com o intuito de investigar organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, a fim de obter vantagem de natureza política com a manutenção do então presidente da República no poder, Jair Bolsonaro.
Os alvos da operação foram associados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), incluindo o presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto; o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno; bem como os ex-ministros Braga Netto (Casa Civil) e Anderson Torres (Justiça).
Ao todo, foram presos quatro homens – dois oficiais militares e dois auxiliares diretos do ex-presidente. Além disso, Valdemar Costa Neto, durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão, foi preso por porte ilegal de com registro vencido e ficou detido durante dois dias.
Nesta fase da Operação Tempus Veritatis, as apurações apontaram que o grupo investigado se dividiu em núcleos de atuação para disseminar a ocorrência de fraude nas eleições presidenciais de 2022.
No dia seguinte à operação, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, retirou o sigilo da gravação de uma reunião ministerial de 5 de julho de 2022 que, nas palavras do magistrado, revela o “arranjo de dinâmica golpista", no âmbito da alta cúpula do governo.
Bahia
Chuvas na Bahia
Diversos municípios baianos foram atingidos por fortes chuvas.
Em Itororó, cidade do sudoeste do estado, a chuva desabrigou onze pessoas e obrigou dois mil moradores a deixarem suas casas devido ao risco de alagamento. Em Maragogipe, uma cratera se abriu na BA-420 entre a sede do município e o distrito de São Roque do Paraguaçu.
Até o dia 20 do mês, o número de desalojados em todo o estado por causa dos temporais era de 3 mil pessoas. Outras seis pessoas morreram.
Foram registradas ocorrências em 44 municípios, dos quais 30 estavam sob decreto de Situação de Emergência.
Os municípios em emergência foram: Anagé, Barra, Cansanção, Cícero Dantas, Contendas do Sincorá, Cotegipe, Cravolândia, Dário Meira, Ibicuí, Iguaí, Ilhéus, Itaju do Colônia, Lagoa Real, Medeiros Neto, Milagres, Monte Santo, Muquém do São Francisco, Mutuípe, Nova Canaã, Quijingue, São Miguel das Matas, Saubara, Ubaíra, Wanderley, Maiquinique, Nordestina, Valença, Itororó, Pedro Alexandre, Santa Luzia.
Salvador
Carnaval
Fevereiro foi um mês para curtir o carnaval. Ao todo, 11 milhões de baianos e turistas curtiram as festas de rua em Salvador.
Os Portais de Abordagem, instalados desde o Fuzuê, com suporte do Reconhecimento Facial, contabilizaram os acessos aos circuitos: no Dodô (Barra/Ondina) teve 6,1 milhões de pessoas, o Osmar (Campo Grande) somou 3,7 milhões de foliões e o Batatinha computou cerca de 1 milhão de baianos e turistas.
O movimento nas rodovias também aumentou durante o período. A BR-324 teve um aumento de 4% no fluxo de veículos chegando e saindo da capital baiana.
Ao todo, considerando as festas em Porto Seguro e Barreiras, 36 foragidos da Justiça foram localizados pelas câmeras inteligentes. Eles possuíam mandados de prisão pelos crimes de homicídio, roubo, furto, tráfico de drogas, estupro, associação criminosa e dívida de pensão alimentícia. Em Salvador ocorreram 34 prisões.
No circuito Barra-Ondina, uma mulher foi presa em flagrante após proferir ofensas racistas no dia 12 de fevereiro. Segundo informações da polícia, os agentes foram procurados pela vítima que relatou estar próxima a um hotel, quando a mulher desferiu palavras de cunho racista e também ofendendo a dignidade.
Homem rouba ambulância em Itapuã
Um fato inusitado marcou o mês de fevereiro em 2024. No dia 7 de fevereiro, um homem roubou uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no bairro de Itapuã, em Salvador.
O roubo aconteceu quando um paciente seria regulado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Hélio Machado para um hospital.
Segundo informações da Polícia Civil, o homem confessou que havia roubado a ambulância do Samu. Depois do assalto, ele perdeu o controle do veículo e bateu em um poste, na Avenida Aliomar Baleeiro.
Imagens:
Divulgação/Polícia do Chile
Agência Brasil
Reprodução
Agência Brasil
Reprodução / PA4
Banda Didá/Fernando Vivas/GOVBA
Reprodução/TV Bahia