Das 25 capitais, oito terão prefeitos autodeclarados negros
Prefeitos eleitos do Norte e Nordeste se declaram "pardos"
Foto: Reprodução
Das 25 capitais que já definiram os prefeitos nas eleições municipais deste ano, exceto o Macapá, que teve a eleição adiada em razão do apagão que atingiu o estado por 22 dias, oito terão prefeitos autodeclarados negros a partir de 1º de janeiro de 2021. Contudo, todos os eleitos se declararam "pardos" no registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nenhum se declarou "preto".
Os eleitos em capitais nordestinas foram: Bruno Reis (DEM/BA), em Salvador; Edvaldo Nogueira (PDT/SE), em Aracaju; Cícero De Lucena Filho (PRO/PB), em João Pessoa; João Henrique Caldas (PSB/AL), em Maceió; e Doutor Pessoa (MDB/PI), em Teresina.
Na região Norte, três prefeitos autodeclarados negros foram eleitos: Arthur Henrique (MDB/RR), em Boa Vista; David Almeida (Avante/AM), em Manaus; e Tião Bocalom (PRO/AC), em Rio Branco.
De acordo com dados da Justiça Eleitoral, as eleições municipais deste ano tiveram a maior proporção e o maior número de candidatos negros desde 2014. A proporção deste ano dos que se autodeclararam pardos e pretos foi de 50,04%, superando os 46,56% das eleições de 2018 e os 47,76% do pleito municipal de 2016.