Eridan de Bonifácio é eleita prefeita de Ruy Barbosa com 51,51% dos votos
Eleição suplementar foi realizada após candidato mais votado no pleito de 2024, Bonifácio (MDB), que é marido de Eridan, se tornar inelegível

Foto: Divulgacand
Eridan de Bonifácio (MDB) foi eleita prefeita do município de Ruy Barbosa, interior da Bahia, no domingo (6). Segundo a apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a candidata teve 51,51% dos votos válidos (um total de 9.260).
A eleição suplementar aconteceu seis meses depois do pleito de 2024 ser indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TER-BA) devido a inelegibilidade do candidato mais votado, Bonifácio (MDB), que é marido de Eridan.
A inelegibilidade ocorreu em processo que julgava a decisão da Câmara de Vereadores rejeitar a prestação de contas do ano de 2016, quando Bonifácio era prefeito da cidade. Na ocasião, o Legislativo apontou desvios em recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Com apoio de quatro partidos na coligação "Para Reconstruir Ruy Barbosa" (MDB, PL, Republicanos e PMB) Eridan concorreu com Dr. George (PSD), que obteve 8.718 votos, o equivalente a 48,49%.
Segundo o TRE-BA, o pleito registrou um comparecimento de 79,16% do eleitorado, com 18.703 votantes – a cidade conta com 23.883 eleitores aptos. A abstenção foi de 20,84%, totalizando 4.925 eleitores ausentes. Houve ainda 547 votos nulos e 178 votos em branco.
A posse da nova prefeita deve ocorrer nos próximos dias, após a homologação do resultado pela Justiça Eleitoral.
Perfil
Eridan tem 69 anos e é natural de Lençóis, na Chapada Diamantina. Ela ocupa o cargo de vereadora e já havia se candidatado a prefeita, em 2020, mas perdeu a eleição.
O empresário Nildo, de 55 anos, foi escolhido como postulante a vice. Natural de Ruy Barbosa, ele concorria ao mesmo cargo na chapa encabeçada por Bonifácio.