Eleições

Datafolha: 11% dos eleitores admitem recorrer ao voto útil no 1º turno

O levantamento ouviu 6.754 eleitores em 343 cidades

Por Da Redação
Ás

Datafolha: 11% dos eleitores admitem recorrer ao voto útil no 1º turno

Foto: Agência Brasil

A mais recente pesquisa do Datafolha sobre o pleito de outubro, divulgada nesta sexta-feira (23), mostra que 11% dos eleitores brasileiros pretendem mudar de candidato no primeiro turno e apoiar aquele que estiver em primeiro lugar nas pesquisas. Outros 86% responderam que não mudariam o voto, enquanto 2% se mostraram indecisos. Segundo o levantamento, o índice dos que dizem que podem praticar o voto útil é maior entre os eleitores de Simone Tebet (22%) e Ciro Gomes (21%).

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 50% dos votos válidos e pode vencer a eleição para a Presidência da República no primeiro turno, de acordo com dados do Datafolha divulgados na quinta-feira (22). Na comparação com o levantamento anterior, divulgado na semana passada, o petista oscilou dois pontos para cima.

Considerando a margem de erro, Lula tem entre 48% e 52%. Para ganhar na primeira rodada, ele tem de obter mais da metade dos votos válidos, excluindo nulos e brancos. Jair Bolsonaro (PL) tem 35%, um ponto a menos que na pesquisa passada.  O levantamento do Datafolha, contratada pela Folha e pela TV Globo, ouviu 6.754 eleitores em 343 cidades. Foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-04108/2022.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.