Datafolha: quase metade dos brasileiros tiveram a renda familiar afetada durante a pandemia
O índice foi o equivalente a perda de dois a cada três entrevistados
Foto: Divulgação
Segundo dados da pesquisa Datafolha, divulgados na quinta-feira (20), quase metade dos brasileiros tiveram a renda familiar afetada durante a pandemia da covid-19. O índice foi o equivalente a perda de renda de dois a cada três entrevistados.
Ao todo, 46% dos entrevistados relataram a redução da renda durante a pandemia, enquanto outros 45% disseram que as finanças ficaram iguais ao período anterior à pandemia. Apenas 9% apontaram aumento na renda familiar em meio à crise.
O Datafolha entrevistou 2.065 pessoas por telefone nos dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Em consideração a faixa de renda, os trabalhadores com renda familiar de até dois salários mínimos foram os mais afetados, com 48%. Já o índice foi menor para 46% dos participantes da pesquisa com renda familiar entre dois e cinco salários. Em seguida, o rendimento familiar diminuiu apenas 36% para aqueles com renda entre cinco e dez salários e 34% para os trabalhadores que tem renda familiar acima de dez salários.
Já em relação ao tipo de ocupação, os que mais perderam a renda foram os trabalhadores informais, com (61%), seguidos por empresários (56%) e autônomos (54%).
No recorte por cor, pretos (11%) e pardos (10%) foram mais afetados do que os brancos (7%) e amarelos (5%).