• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Decisão do STF que garante posse de deputado preso foi a pedido do presidente da OAB
Política

Decisão do STF que garante posse de deputado preso foi a pedido do presidente da OAB

Felipe Santa Cruz afirmou que não havia previsão constitucional de cassação do deputado André Corrêa

Por Da Redação
Ás

Decisão do STF que garante posse de deputado preso foi a pedido do presidente da OAB

Foto: Reprodução

O pedido de posse do deputado estadual André Corrêa, preso na Operação Furna da Onça, a mesma do caso Queiroz, foi a pedido do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, que solicitou a suspensão liminar ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, que aprovou. 

Santa Cruz entrou com um pedido de suspensão de liminar, tipo de ação que só o presidente do Supremo pode analisar, driblando assim , a relatora Cármen Lúcia. Ele teria alegado que "não há previsão constitucional de cassação de mandato parlamentar por decisão do Poder Judiciário”.

“Tendo em vista o caráter temporário dos mandatos parlamentares, a determinação de afastamento de deputado estadual de suas funções, até que se conclua determinado processo ou fase processual, pode convolar-se em cassação indireta do mandato, haja vista que o parlamentar poderá passar todo o período para o qual foi eleito, ou parte considerável dele, afastado de suas funções.” 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário