• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Decisão sobre retorno do horário de verão será na terça-feira (15), diz ministro de Minas e Energia

Decisão sobre retorno do horário de verão será na terça-feira (15), diz ministro de Minas e Energia

Alexandre Silveira disse que reunião com equipe técnica será realizada em Brasília para analisar situação

Por Da Redação
Ás

Decisão sobre retorno do horário de verão será na terça-feira (15), diz ministro de Minas e Energia

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Ministério de Minas e Energia vai decidir, na próxima terça-feira (15), sobre a adoção do horário de verão no Brasil ainda este ano. Segundo o chefe da pasta, ministro Alexandre Silveira, a decisão será tomada após reunião com a equipe técnica. 

Silveira reduziu em uma semana o período de férias e retornará ao trabalho na segunda-feira (14), devido a urgência do assunto. “O resumo da ópera é que se houver risco energético, não interessa outro assunto a não ser fazer o horário de verão”, explicou na sexta-feira (11), em Roma, após participar como palestrante do último painel II Fórum Internacional Esfera.

Conforme o ministro, se a decisão for positiva, terá validade depois de 20 dias, após o segundo turno das eleições, realizado no dia 27 de outubro, e diante da necessidade de que os diversos setores da economia e do governo se adequem a nova regra.

Silveira destacou que o horário de verão é uma política pública aplicada mundialmente e não deve ser tratado como uma questão ideológica. Em reunião ordinária de outubro do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) na quarta-feira (9), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou as projeções para o período de outubro de 2024 a março de 2025.

Os números apontam incertezas com relação ao início e condições do período úmido, ainda que alguns modelos indicarem maior nível de precipitação a partir da segunda quinzena deste mês. “Com a estiagem severa dos últimos meses, as próximas chuvas precisam, num primeiro momento, permitir que o solo recupere sua umidade para que, posteriormente, seja observada a elevação dos níveis das vazões”, informou a ONS em nota.

Leia também: 

    • Fim do horário de verão foi "enorme irresponsabilidade" afirma o ministro
    • Horário de verão é recomendado pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário