• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Defensoria criará núcleo para defender direitos dos povos indígenas na Bahia

Defensoria criará núcleo para defender direitos dos povos indígenas na Bahia

Apresentação da nova estrutura acontecerá na próxima quinta (26), às 14h, na Escola Superior da DPE/BA

Por Da Redação
Ás

Defensoria criará núcleo para defender direitos dos povos indígenas na Bahia

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Com a segunda maior população indígena do Brasil, a Bahia vai ganhar a primeira estrutura do Sistema de Justiça dedicada à defesa dos direitos e interesses desses povos. O núcleo será criado pela Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA), e apresentado no auditório da Escola Superior da DPE/BA, no Complexo Multicab Empresarial, na próxima quinta-feira (26), a partir das 14h.

Segundo a DPE/BA, a criação do núcleo representa um avanço dos trabalhos realizados pela instituição através do Grupo de Trabalho sobre Igualdade Étnica. O GT, em dois anos de atuação, desenvolveu ações na defesa dos povos originários em áreas como: saúde,  reintegração de posse, visitas técnicas às aldeias, entre outros. 

Com a criação do núcleo, a defensoria terá uma estrutura maior para defesa dos direitos e interesses dos povos indígenas e de outros grupos étnicos.

Dados do Censo 2022 apontam que o número de pessoas que autodeclaram indígenas quase quadruplicou na Bahia, em comparação ao último Censo, chegando a 229.103 pessoas. Salvador ocupa o quarto lugar no ranking nacional de municípios com maior população indígena.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário