Defesa apresenta ao TSE lista de militares que irão fiscalizar eleições 2022
No total, dez profissionais compõem o documento
Foto: Agência Brasil
Em ofício encaminhado recentemente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Ministério da Defesa divulgou os nomes dos dez militares que irão fazer parte da fiscalização do sistema eletrônico de votação das eleições de 2022. Desde 2019, as Forças Armadas participam como uma das entidades fiscalizadoras do processo eleitoral junto com o Ministério Público, os próprios partidos políticos, a Polícia Federal, o Congresso Nacional e outras entidades que são convidadas pelo órgão eleitoral.
No documento, o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, agradeceu o TSE pelas manifestações de “apreço” e “consideração” e disse “renovar a interlocução do ministério com a Corte”. A mensagem foi enviada depois de o Ministério da Defesa ter dito que não se sentia “devidamente prestigiado” pelo TSE após o convite para a pasta integrar a Comissão de Transparência das Eleições (CTE).
A CTE foi instituída em setembro de 2021 pelo então presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, e visa a ampliar a transparência e a segurança de todas as etapas das eleições, além de contribuir para resguardar a integridade do processo eleitoral.
Veja abaixo a lista:
– Coronel Marcelo Nogueira de Sousa (Exército) – Chefe da Equipe;
– Coronel Wagner Oliveira da Silva (Força Aérea);
– Coronel Ricardo Sant’ana (Exército);
– Capitão de Fragata Marcus Rogers Cavalcante Andrade (Marinha);
– Capitão de Fragata Hélio Mendes Salmon (Marinha);
– Capitão de Fragata Vilc Queupe Rufino (Marinha);
– Tenente-Coronel Rafael Salema Marques (Força Aérea);
– Major Renato Vargas Monteiro (Exército);
– Major Márcio Antônio Amite (Exército); e
– Capitão Heitor Albuquerque Vieira (Força Aérea).