• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Defesa Civil reconhece situação de emergência em quatro municípios da Bahia

Defesa Civil reconhece situação de emergência em quatro municípios da Bahia

Os quatro enfrentam problemas de estiagem

Por Da Redação
Ás

Defesa Civil reconhece situação de emergência em quatro municípios da Bahia

Foto: Divulgação

O Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, na quarta-feira (01) a situação de emergência devido à desastres naturais em quatro munícipios da Bahia, eles são: Iuiú, Nova Soure, Teofilândia e Uauá. Os quatro municípios baianos citados enfrentam problemas de estiagem. 

Operação de apoio a Itaberaba

A Defesa Civil encerrou, nesta quarta-feira (01), a operação de apoio feita no município de Itaberaba, após chuvas intensas no último sábado (27).

Uma equipe do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) chegou ao município na segunda-feira (29) e deu apoio à prefeitura local na preparação dos pedidos de reconhecimento federal de situação de emergência, já concedido, e de repasse de recursos.

De acordo com as informações, 18 pessoas estão desalojadas e duas morreram no desastre. Além disso, o centro da cidade perdeu parte do asfalto de duas avenidas e crateras se formaram no local. Na Zona Rural, algumas comunidades ficaram ilhadas. Dentre os bairros mais atingidos estão Campo do Governo, Alameda das Umburanas, Barro Vermelho e Brisas da Chapada.

"Nosso objetivo aqui foi agilizar o reconhecimento dos processos de situação de emergência e liberar, com rapidez, recursos necessários para o restabelecimento de serviços essenciais, apoio à população e recuperação de infraestrutura danificada, além de dar apoio na gestão do desastre", destacou o coronel Alexandre Lucas, líder da Gade.

As cidades baianas de Mundo Novo e Baixa Grande, também atingidas por fortes chuvas, também foram visitadas pela equipe da Gade, para um levantamento dos danos.

Outros estados

Além disso, outros municípios do Rio Grande do Norte, Sergipe, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e São Paulo também foram apontados.

No Rio Grande do Norte, a cidade de Antônio Martins, assim como Gracho Cardoso, em Sergipe, também enfrenta estiagem.  No Espírito Santo, o município de São Mateus enfrenta o mesmo problema. Já em Viana, outra cidade capixaba, o problema são as fortes chuvas, tal como em São José do Norte, no Rio Grande do Sul.

Além disso, o município de Osvaldo Cruz, em São Paulo, atingido por vendavais, também foi apontado. 

Os gestores locais dos locais com situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal, ficam aptos a solicitar recursos da Defesa Civil Nacional para atendimento à população afetada, assim como para o restabelecimento de serviços essenciais e para a reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

Caso desejem solicitar, a ação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A partir das informações de cada município, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados.

Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado para o município.

Alerta

A Defesa Civil Nacional informa que possui um sistema de alerta de desastres naturais gratuito. Assim, qualquer cidadão pode fazer cadastro, enviando um SMS com o CEP de sua residência para: 40199. Os alertas são emitidos por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário