Ministério nega atraso em entrega de doses da vacina BCG à Bahia
Municípios enfrentam desabastecimento de doses do imunizante
Foto: Reprodução/Banco de Imagens
O Ministério da Saúde negou, na quarta-feira (01), ter atraso na entrega de doses da vacina BCG, dada em recém nascidos, à Bahia. Após diversos municípios apontarem a falta dos imunizantes, a Secretaria de Saúde do estado (Sesab), responsabilizou o ministério pela falta.
Em uma nova divulgada, a Sesab afirma que a Coordenação Estadual de Imunização teria solicitado novas remessas à Saúde, mas que não foi divulgado um cronograma para o recebimento. Além disso, o órgão estadual afirma que uma nova remessa deve ser entregue nesta semana.
No entanto, o Ministério da Saúde negou a acusação e afirmou que foram distribuídas 100% das doses solicitadas pela Bahia. O órgão federal ainda afirma que nenhuma solicitação do insumo foi feita nos meses de março e outubro.
Sobre a remessa prevista para esta semana, a pasta não se pronunciou. No entanto, garantiu que o país tem doses suficientes da BCG e que não tem chances de ocorrer desabastecimento.
Dentre os municípios que registraram a ausência do imunizante estão Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, com o último lote vencido no dia 30 de outubro. Além de Capim Grosso, que também está sem desde a mesma data.