Defesa Civil reconhece situação de emergência em quatro municípios da Bahia atingidos por desastre naturais
Cidades localizadas no Ceará, Sergipe, Paraná e Mato Grosso também foram apontadas
Foto: Divulgação
O Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (01), a situação de emergência devido à desastres naturais em quatro munícipios da Bahia, eles são: Pintadas, Santa Maria da Vitória, Barrocas e Nordestina. Além disso, cidades do Ceará, Sergipe, Paraná e Mato Grosso também foram apontadas.
No Ceará, os municípios de Quixeramobim e Potiritama, foram reconhecidos pelos períodos de estiagem, assim como Frei Paulo, em Sergipe. Já na região Sul, a cidade de Araruna, no Paraná, recebeu o reconhecimento federal pelo mesmo motivo.
O município de Lucrécia, no Rio Grande do Norte, tem sido prejudicado pela ausência de chuvas por um período de tempo mais prolongado que a estiagem e registra seca. No Mato Grosso, a cidade de Cáceres recebeu o reconhecimento federal por causa dos incêndios florestais, comuns nesta época do ano.
Os gestores locais dos locais com situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal, ficam aptos a solicitar recursos da Defesa Civil Nacional para atendimento à população afetada, assim como para o restabelecimento de serviços essenciais e para a reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.
Caso desejem solicitar, a ação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A partir das informações de cada município, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados.
Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado para o município.
Alerta
A Defesa Civil Nacional informa que possui um sistema de alerta de desastres naturais gratuito. Assim, qualquer cidadão pode fazer cadastro, enviando um SMS com o CEP de sua residência para: 40199. Os alertas são emitidos por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap).