Economia

Deflação faz taxa de juro real superar marca de 10% pela 1ª vez

Movimento abre caminho para cortes da taxa Selic no mês de agosto

Por Da Redação
Ás

Deflação faz taxa de juro real superar marca de 10% pela 1ª vez

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A queda da inflação apurada no mês de junho fez a taxa de juro real da economia do Brasil superar a marca de 10% pela primeira vez desde o fim de 2016. O movimento confirma as expectativas do mercado financeiro e reforça a pressão pela redução da taxa Selic em agosto. 

A Selic está mantida em 13,75% ao ano desde agosto de 2022, quando os juros reais eram de 4,53%, quando a taxa exerceu seu papel de principal ferramenta de política monetária para conter o avanço da inflação.

A última vez em que os juros reais haviam superado a marca de 10% foi em novembro de 2016, quando a inflação rondava 3% e a taxa Selic figurava em 13,15% ao ano. De lá para cá, as taxas operaram em patamares mais baixos e até ficaram no campo negativo quando os juros básicos foram derrubados, em 2020, para 2% ao ano, o menor nível da história.

O governo agora pressiona para que a taxa Selic seja reduzida em 0,5 ponto percentual, para 13,25% ao ano, na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), não em apenas 0,25 ponto percentual, como estima a maioria dos analistas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário