Delegado Andrei Rodrigues será o chefe da Polícia Federal a partir de janeiro de 2023
Passos coordenou a equipe de segurança de Lula durante a campanha eleitoral
Foto: Reprodução/ Twitter
O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), anunciou, nesta sexta-feira (9), que o delegado Andrei Rodrigues será o chefe da Polícia Federal a partir de janeiro de 2023. Dino informou o escolhido para comandar a PF durante coletiva de imprensa na sede do governo de transição, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.
Passos coordenou a equipe de segurança de Lula durante a campanha eleitoral e deve continuar no posto até que o petista tome posse, em janeiro.
No posto de chefe da segurança, Passos conquistou a confiança de Lula e de integrantes do time jurídico, com quem trabalhou em sintonia. O delegado travou embates da cúpula da corporação ao solicitar aumento do efetivo em agendas do petista e se queixar da demora para receber itens de segurança, como colete à prova de balas e pasta balística.
Em paralelo, pediu instauração de diversos inquéritos pela PF com base em ameaças feitas contra Lula nas redes sociais. A postura ativa de Passos gerou uma relação de “confiança” com Lula e integrantes da campanha, conforme relataram aliados do presidente eleito. Com isso, o delegado desponta como favorito para ocupar o cargo de diretor-geral da corporação.
Há também a avaliação de que Passos tem vantagem em relação a outros nomes da corporação, pois seguirá próximo ao presidente e à frente da coordenação de sua segurança por mais dois meses.