Delegado Rivaldo Barbosa é transferido para Penitenciária Federal de Mossoró
Réu no caso Marielle Franco, Barbosa é acusado de ser o mentor do assassinato da vereadora e do motorista Anderson
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O delegado Rivaldo Barbosa, réu no processo sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, foi transferido nesta terça-feira (15) para a Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Desde março, Barbosa estava preso no presídio federal de Brasília.
Barbosa é acusado pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF) de ser o mentor do crime, agindo a mando dos irmãos Domingos e Chiquinho Brazão, que também foram presos em março. O delegado teria, segundo as investigações, desviado o curso das apurações para proteger os mandantes do assassinato.
Rivaldo Barbosa assumiu a chefia da Polícia Civil do Rio de Janeiro 10 dias antes do assassinato de Marielle e Anderson, ocorrido em 2018. Ele havia prometido às famílias das vítimas que solucionaria o caso e identificaria os responsáveis. Barbosa também foi responsável pela indicação do delegado Giniton Lages para a condução da investigação, que é acusado de ter prejudicado o andamento do processo.
Na segunda-feira (15), o delegado depôs no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, onde negou envolvimento com os irmãos Brazão e reiterou sua inocência, afirmando que nunca teve qualquer contato com eles.