Economia

Demanda por crédito empresarial atinge maior crescimento em 18 meses

Resultado positivo quebra sequência de quedas em 2023

Por Da Redação
Ás

Demanda por crédito empresarial atinge maior crescimento em 18 meses

Foto: Freepik

A busca por crédito por parte das empresas brasileiras cresceu no mês de agosto. De acordo com uma pesquisa realizada pela Serasa Experian, o aumento foi de 10,1%, em comparação ao mesmo mês do ano passado.

O resultado positivo quebra uma sequência de quedas em 2023. Em junho, por exemplo, o indicador registrou baixa de 8,2% e, no mês seguinte, cresceu apenas 1,1%. Desde março de 2022, os maiores recuos ocorreram em outubro e dezembro do ano passado, com baques de 16,4% e 20,3%, respectivamente.

O maior apetite pelo crédito pode ser reflexo da queda da taxa básica de juros, a Selic. Ela sofreu dois cortes, ambos de 0,5 ponto porcentual, em 2 de agosto e 20 de setembro. O primeiro deles teria afetado o indicador de empréstimos.

A perspectiva de maior crescimento da economia brasileira neste ano e os fatores sazonais também podem justificar o aumento na procura por crédito, indica o economista do Serasa Experian, Luiz Rabi. “Por conta das vendas de fim de ano e do ingresso do 13º salário na economia, o quarto trimestre tende a ser mais aquecido. Tudo isso faz com que a demanda das empresas por capital de giro cresça antecipadamente”, explica.

Segmentos

Segundo a pesquisa, em agosto, as micro e pequenas empresas (MPEs) foram as que mais solicitaram crédito, com um aumento de 10,2% em relação ao mesmo mês do ano passado. As grandes empresas tiveram um crescimento de 9,8% na mesma comparação.

A demanda por empréstimos foi maior no segmento de serviços (13,8%), seguido pelo comércio (6,9%), indústria (4,1%) e “demais áreas” (2,6%), tópico que inclui as áreas financeira, primário (agricultura e pecuária) e terceiro setor.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.