Economia

Mais de 600 mil declarações do IR 2024 caíram na malha fina

Índice de documentos retidos pode ser o menor da série histórica

Por Da Redação
Ás

Mais de 600 mil declarações do IR 2024 caíram na malha fina

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais de 600 mil declarações do IR 2024 caíram na malha fina. O número representa 2,5% do total de declarações com direito a restituição (27,1 milhões). 

Foram entregues ao todo pelos contribuintes 45,2 milhões de declarações neste ano. Entretanto podem ser corrigidos as declarações ou comprovar as informações declaradas por meio do site da Receita Federal. 

O cálculo foi feito com base nos números das restituições liberadas pela Receita Federal nos cinco lotes, já que 60% do total de declarações entregues têm imposto a restituir. O índice de documentos retidos pode ser o menor da série histórica. 

Será aberta a consulta ao quinto e último lote nesta segunda-feira (23), a partir das 10h. Com esse lote, a Receita conclui o pagamento das restituições que não apresentaram inconsistência. 

Segundo a Receita, as documentações com inconsistência têm diminuído ao longo dos anos. No ano passado, foram retidas em malha 1,3 milhões de restituições com alguma pendência. 

A estimativa para esse ano da Receita era que em 2024 menos de 2% das declarações enviadas ficassem retidas. 

Como sair da malha

Para corrigir a declaração ou comprovar as informações declaradas, o contribuinte pode consultar a situação pelo site ou pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível na internet ou para dispositivos móveis (celulares e tablets). No mesmo sistema, pode consultar as pendências e verificar o motivo. Basta acessar e clicar no serviço “Pendências de malha”.

Quando o contribuinte envia a Declaração de Imposto de Renda, ela é analisada pelos sistemas da Receita Federal. São verificadas as informações e comparadas às fornecidas por outras entidades, que também entregam declarações à Receita, como empresas, instituições financeiras, planos de saúde e outros.

Se for encontrada alguma diferença entre as informações declaradas pelo contribuinte e as informações apresentadas pelas outras entidades, a declaração será separada para uma análise mais profunda. É o que se chama de malha fiscal, ou “malha fina” como é popularmente conhecida.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário