Dengue: entenda por que idosos não foram priorizados na vacinação
Enquanto a vacina não chega para esse público, a recomendação é a tomada de medidas de prevenção contra o mosquito transmissor da doença
Foto: TV Brasil
Embora seja o público-alvo com maior número de internações, os idosos não receberam prioridade na vacinação contra a dengue. Inicialmente, o imunizante será aplicado apenas em crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos.
O motivo para isso se dá por conta da ausência de dados sobre a eficiência da vacina Qdenga em pessoas com mais de 60 anos.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, a expectativa é que, em breve, já haja dados referentes à eficácia em pessoas com mais de 60 anos, fazendo com que esse grupo torne-se elegível à vacina.
Enquanto a vacina não chega para esse público, a entidade recomenda a tomada de medidas de prevenção contra o mosquito transmissor da dengue. "Idosos, bem como toda a comunidade, devem evitar acúmulo de água parada em locais como vasos de plantas, pneus e caixas d'água", pontua.
"O uso de repelentes é essencial. E, caso haja alguma pessoa picada pelo mosquito da dengue ou com suspeita de ter sido infectado, é fundamental identificar o foco do mosquito e eliminá-lo imediatamente", acrescenta a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.