Dentro de oito anos, Peugeot só venderá modelos eletrificados na Europa
Medida não irá extinguir modelos a combustão
Em passos largos rumo à eletrificação as normas europeias de controle de poluição já força os carros a se modernizarem. Assim, a eletrificação será realidade para todos os modelos da Peugeot, marca do grupo Stellantis, a partir de 2030, ao menos na Europa.
De acordo com a CEO mundial, Linda Jackson, em entrevista à agência de notícia Automotive News a marca terá apenas modelos eletrificados, o que inclui os modelos híbridos ainda com propulsor a combustão além dos 100% movidos com tração elétrica.
Países que ainda “patinam” para a eletrificação, como o Brasil e outros da América Latina, terão estratégia divulgada posteriormente mas certamente os prazos serão mais largos. Por aqui a empresa fez um lançamento do e-208 GT que efetivamente ainda não chegou às lojas.
O anúncio fez a Peugeot ficar alinhada com as demais marcas do grupo Stellantis que já confirmaram a transição da combustão para a eletrificação. A primeira marca que fará a migração total será a DS, divisão da Citroën, já em 2026, seguida pela Alfa Romeo em 2027 e Opel a partir de 2028.
Atualmente a Peugeot já possui cerca de 70% de sua linha eletrificada na Europa, sendo em sua grande maioria modelos híbridos. No velho continente apenas os modelos 108 e 5008 ainda não contam propulsores elétricos.
Para essa virada tecnológica, a Peugeot aposta em produtos como o novo 3008. O SUV já está em fase final de desenvolvimento e deverá ser o carro chefe na grande ofensiva da marca no mercado de elétricos. O modelo é oferecido por aqui com seu propulsor 1.6 THP somente a gasolina.
Em sua gama elétrica atual, a Peugeot conta com os modelos e-208 e e-2008, além do e-Rifter e do e-Traveller. No Brasil, o e-208 foi lançado recentemente, o hatch tem autonomia de 340km e potência de 136cv. O elétrico tem preços a partir de R$ 244.990 mas não está disponível, ao menos por enquanto, nas lojas da marca.