Denúncia contra Glenn é perigosa, diz Marco Aurélio, do STF
A investigação do MPF contraria o da Polícia Federal
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, afirmou que a denúncia do Ministério Público Federal contra o jornalista Glenn Gleenwald no caso da ação de hackers contra autoridades da Lava Jato é um ato “problemático” e “perigoso” por se tratar de situação que, segundo ele, pode cercear a liberdade de expressão. Em entrevista ao Painel, Marco Aurélio disse que cabe aos tribunais agir para corrigir decisões erradas e “iniciativas que conflitam com a ordem jurídica”.
Glenn foi denunciado pelo procurador Wellington Oliveira pelos crimes de associação criminosa e interceptação telefônica ilegal. A investigação do MPF contraria o da Polícia Federal, que, como mostrou o portal Painel, não vê evidências de participação do jornalista em atos ilegais.
No relatório da PF, o delegado Luiz Flavio Zampronha diz que não é possível “identificar a participação moral e material” dele nos crimes investigados. A denúncia tem como base o áudio encontrado em um computador apreendido que, de acordo com o procurador, mostra que o jornalista orientou o grupo de hackers a apagar mensagens.