• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Denúncia dos EUA motivou abertura de investigação contra ministro do Meio Ambiente
Brasil

Denúncia dos EUA motivou abertura de investigação contra ministro do Meio Ambiente

Informação é da Polícia Federal

Por Da Redação
Ás

Denúncia dos EUA motivou abertura de investigação contra ministro do Meio Ambiente

Foto: Agência Brasil

De acordo com a Polícia Federal (PF), a Operação Akuanduba, deflagrada nesta quarta-feira (19), teve início a partir de informações da embaixada dos Estados Unidos no Brasil. A ação contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, apura indícios de contrabando de madeira da floresta amazônica. Na decisão em que autorizou a operação, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afirma que, com base em depoimentos e documentos, há suspeitas sobre a existência de "grave esquema de facilitação ao contrabando de produtos florestais”.

Além disso, ele afirma que, além de documentos, a embaixada “forneceu à Polícia Federal amostras das respectivas madeiras apreendidas pelas autoridades norte-americanas”. "As amostras foram colhidas em consonância com as diretrizes estabelecidas pela equipe do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal e, atualmente, encontram-se acauteladas nesta unidade policial.”

Ainda na decisão, Moraes detalha trechos do ofício encaminhado pela embaixada dos Estados Unidos à Polícia Federal, segundo o qual a apuração começou em janeiro de 2020, quando o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos (FWS) deteve para inspeção três contêineres de madeira exportados do Brasil, no Porto de Savannah, na Geórgia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.