• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • 'Denúncia é a arma que tenho para combater o racista', diz jogadora do Bahia chamada de 'macaca' por técnico
Bahia

'Denúncia é a arma que tenho para combater o racista', diz jogadora do Bahia chamada de 'macaca' por técnico

Crime foi praticado pelo treinador Hugo Duarte, do JC Futebol Clube, que está preso

Por Da Redação
Ás

Atualizado
'Denúncia é a arma que tenho para combater o racista', diz jogadora do Bahia chamada de 'macaca' por técnico

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A jogadora do time feminino do Bahia, Suelen Santos, vítima de injúria racial praticada pelo treinador do JC Futebol Clube Hugo Duarte, definiu o caso como “mecanismo de opressão”.

A meio-campista se pronunciou nesta terça-feira (9) através de uma publicação nas redes sociais. Ela lamentou o ocorrido e frisou que o crime é uma tentativa de silenciar a figura dela como mulher preta no esporte. Ela agradeceu o apoio que recebeu das companheiras de time, família e do Esporte Clube Bahia.

“A Constituição Brasileira delineia o direito de ser tratado como igual perante os demais membros da sociedade, sem discrição de etnia e raça. Entretanto, lamentavelmente, ontem, na partida que garantiu o tão esperado acesso para a elite do futebol brasileiro, fui submetida ao ato de racismo praticado pelo criminoso treinador do time adversário, pois utilizou de mecanismo de opressão para inferiorizar minha negritude. A naturalização que se foi proferida mais de uma vez pela expressão racista ‘macaca’ tenta silenciar a minha figura como mulher preta no esporte, porém o ato denúncia é a arma que tenho para combater o racista", escreveu.

O português Hugo Duarte foi preso em flagrante ainda no gramado do estádio Pituaçu, em Salvador, por chamar Suelen de "macaca". Ele, a vítima e testemunhas foram até a Central de Flagrantes, onde o caso foi registrado. Hugo foi encaminhado para o Complexo dos Barris e permanece preso nesta terça.

A partida entre Bahia e JC terminou em empate, mas o placar favoreceu o time baiano, devido ao agregado de 2 a 0, que voltou para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro Feminino. Durante a comemoração das jogadoras, uma confusão foi iniciada entre as atletas dos dois times. 

Imagens mostram o momento do conflito, onde é possível ver que jogadoras do Bahia também discutiram com o treinador do time amazonense. Neste momento, Suelen teria sido chamada de "macaca" pelo suspeito.

Veja vídeo do momento da confusão:

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário