Primeiras carteiras de identidade nacional começam a ser emitidas na Bahia
A primeira via é gratuita e o interessado deve solicitar mediante agendamento
Foto: Divulgação
Depois de ficar entre os três últimos estados brasileiros a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), a Bahia deu início ao serviço nesta terça-feira (9). O novo documento pode ser solicitado nos postos SAC Pituaçu e Salvador Shopping, em Salvador. A primeira via é gratuita e o interessado deve realizar o agendamento.
A solicitação do serviço pode ser feita através do portal ba.gov.br. Para emissão do novo documento são exigidas apenas as certidões de nascimento ou casamento. O formato atual da carteira de identidade terá validade até 2032.
Além de proporcionar mais segurança, com a nova carteira, em sua versão digital acessada pelo GOV.BR, será possível a inclusão de outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor, certificado militar, também condições de saúde a exemplo do Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências auditiva, visual, física e intelectual, a partir da apresentação de relatório médico e informações adicionais como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão. O documento será liberado na versão digital três dias depois de sua impressão em papel.
A CIN terá validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.