Deputada alemã se afasta de grupo de trabalho após declarações ofensivas contra ministro brasileiro
Beatrix von Storch é pressionada a deixar cooperação bilateral por comentários sobre Alexandre de Moraes

Foto: Reprodução | Agência Brasil
Um mês após ter se referido ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como "o maior criminoso do Brasil", a deputada Beatrix von Storch, do partido Alternativa para a Alemanha (AfD), de ultradireita, anunciou seu afastamento de um grupo de trabalho brasileiro-alemão nesta sexta-feira, 16.
Em uma publicação nas redes sociais, Von Storch afirmou: "Tivemos a 'honra' de conhecer o maior criminoso do Brasil: Alexandre de Moraes. O coração de todo totalitário se derrete ao ver o poder desse senhor". No entanto, poucas horas depois, ela deletou a postagem.
Segundo o jornal alemão Taz, a congressista deixou o Grupo Parlamentar Teuto-Brasileiro, do Bundestag (Parlamento alemão), por pressão de alas de seu próprio partido. Em carta, von Storch afirmou lamentar a forma "nada diplomática" com a qual se referiu ao ministro, argumentando que suas palavras dificultaram o trabalho do grupo de cooperação bilateral.
A declaração polêmica foi feita alguns dias após a deputada participar de uma reunião com Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Von Storch é conhecida por ser antifeminista, defensora dos "valores cristãos" e apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Alexandre de Moraes é um dos principais alvos de críticas dos bolsonaristas.
Além de ser considerada ofensiva pela imprensa alemã, a declaração da deputada também foi vista como uma ofensa pelo governo brasileiro. O Brasil convocou o embaixador alemão, Heiko Thoms, ao Planalto para expressar seu descontentamento. Em seguida, Thoms anunciou que não participaria mais de eventos nos quais a deputada estivesse presente.
Envergonhados com as declarações extremistas, os demais membros do grupo Brasil-Alemanha pressionaram pela saída da deputada. Entre eles estava o deputado Manuel Gava, do Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD), que questionou o real interesse de Von Storch em construir um intercâmbio produtivo entre os dois países. Gava também classificou o comportamento da deputada como "vergonhoso e indigno".