Deputada Carla Zambelli processa jornalista por difamação

Luan Araújo, jornalista perseguido pela deputada Carla Zambelli, enfrenta processo após crítica

Por Da Redação
Ás

Deputada Carla Zambelli processa jornalista por difamação

Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados | Reprodução/Redes Sociasi

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) moveu um processo por difamação contra o jornalista Luan Araújo, 32 anos, que foi perseguido e ameaçado pela parlamentar na véspera do segundo turno da disputa presidencial do ano passado. Na ocasião, a deputada disse que sacou a arma após ter sido agredida pelo profissional e ouvir tiro e voz de prisão de um PM, em São Paulo. De acordo com nota de sua assessoria, na época ela teria sido cercada por cinco homens, xingada, agredida e cuspida. 

O processo foi iniciado após a publicação de um texto no site Diário do Centro do Mundo, no qual o jornalista critica a apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na matéria, Luan Araújo descreve Zambelli como uma figura controversa e menciona a influência de pessoas poderosas ao seu redor. O juiz Fabricio Reali Zia, da Vara do Juizado Especial Criminal de São Paulo, discordou do entendimento do Ministério Público de rejeitar a ação e pediu a realização de uma audiência preliminar para analisar o caso.

Antes mesmo de uma decisão final, o magistrado solicitou a remoção do texto em 48 horas, contando a partir da notificação do jornalista, por considerar que há um "excesso de linguagem na matéria jornalística", e que as acusações poderiam ferir a honra da deputada, ultrapassando os limites de uma narração crítica.

O episódio em questão ocorreu em outubro do ano passado, quando a deputada Carla Zambelli, aliada do ex-presidente Bolsonaro, apontou uma arma para o jornalista, na esquina da rua Joaquim Eugênio de Lima com a alameda Lorena, em São Paulo, após ser agredida pelo mesmo. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário