Deputada federal sugere suspensão de bandeira tarifária durante pandemia
Também foi sugerido a compra de respiradores produzidos por pesquisadores da USP
Foto: Divulgação
A deputada federal Professora Dayane Pimentel (PSL/BA) sugeriu nesta quarta-feira (29), a suspensão das bandeiras tarifárias, aplicadas às contas de contas de energia, durante a pandemia do novo coronavírus. A sugestão foi encaminhada ao Ministério de Minas e Energia.
Por causa da pandemia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) chegou a adiar o reajuste na bandeira para o dia 1º de julho.
Segundo a deputada, a medida visa "resguardar os consumidores, tantos os residenciais quanto os micro e pequenos empresários, de possíveis aumentos no valor da conta de energia elétrica".
Além disso, Dayane Pimentel sugeriu ao Ministério da Saúde a compra dos respiradores pulmonares de baixo custo produzidos por engenheiros da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) para auxiliar no tratamento dos infectados pela covid-19.
O produto, intitulado 'Inspire', é feito em até duas horas e o valor do ventilador é de R$ 1 mil, o que representa 1/15 do custo do respirador mais barato disponível no mercado (R$15 mil).