• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Deputadas do RS pedem adiamento do ‘Enem dos Concursos’ devido a fortes chuvas no estado 
Brasil

Deputadas do RS pedem adiamento do ‘Enem dos Concursos’ devido a fortes chuvas no estado 

Mais de 70 mil pessoas já foram atingidas pelo temporal no Rio Grande do Sul 

Por Da Redação, Agências
Ás

Deputadas do RS pedem adiamento do ‘Enem dos Concursos’ devido a fortes chuvas no estado 

Foto: Maurício Tonetto/SSP-RS

BRASÍLIA -- As deputadas federais do Rio Grande do Sul Fernanda Melchionna (Psol) e Franciane Bayer (Republicanos), pediram que o governo federal adie a realização do Concurso Nacional Unificado, chamando de “Enem dos Concursos”, devido às fortes chuvas que atingem o estado e já afetaram 70 mil pessoas. A prova está agendada para o próximo domingo (5). 

“Solicitei ao governo federal o adiamento do Exame Nacional Unificado para que os gaúchos inscritos não sejam prejudicados devido às chuvas torrenciais que atingem nosso estado”, escreveu Bayer no Instagram. 

Segundo a deputada, a Bancada Gaúcha da Câmara dos Deputados vai se reunir na sexta-feira (3) para debater alternativas que minimizem as perdas e auxiliem os municípios e famílias atingidas no RS. 

A deputada Fernanda Melchionna publicou que o ofício foi enviado para a ministra Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil. “Diante da tragédia que as chuvas causam em nosso estado, com perda de vidas, e das condições das estradas, manter a realização das provas não garantirá a equidade para todos concorrentes. Nos solidarizamos com os atingidos pelas chuvas e seguimos na luta para que tragédias anunciadas como essa possam ser evitadas”, afirmou a parlamentar. 

Desde segunda-feira (29), em diversas cidades do Rio Grande do Sul, os volumes de chuva passaram dos 150 milímetros em 24 horas. Já são mais de 4.600 pessoas em abrigos e 9.993 desalojadas. O último balanço da Defesa Civil estadual, divulgado nesta quinta-feira (2), ao meio-dia, mostra que quase 70 mil pessoas foram afetadas, com um saldo de 21 desaparecidos e 24 mortos, considerando também registros do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e uma comitiva de ministros desembarcaram nesta quinta em Santa Maria (RS) para reunião de trabalho com o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), que classificou a situação como o pior desastre climático da história do Rio Grande do Sul.

“Tudo que estiver no alcance do governo federal, seja através dos ministros, seja através da sociedade civil ou seja através dos nossos militares, vamos dedicar 24 horas de esforço para que a gente possa atender as necessidades básicas do povo que está isolado por conta da chuva”, disse Lula, após a reunião.

O Farol da Bahia procurou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil para avaliar o adiamento do Enem dos Concursos e aguarda um retorno.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.