Deputado do PT solicita que Bolsonaro seja ouvido na CPI dos atos do dia 8 de janeiro
CPI já tem 417 requerimentos de convocações, quebras de sigilo e pedidos de informações
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O deputado Rogério Corrêa (PT-MG), da CPI que investiga os atos do dia 8 de janeiro, apresentou um requerimento, nesta sexta-feira (26), para que o ex-presidente Jair Bolsonaro seja ouvido na comissão. O pedido ainda tem que ser aprovado pelo plenário da CPI.
Além disso, o senador Rogério Carvalho (PT-SE), apresentou um outro requerimento solicitando a convocação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Cid está preso desde o início do mês de maio por suspeita de ter fraudado o cartão de vacina do ex-presidente e de familiares.
Até esta sexta (26), a CPI que investiga os atos do dia 8 de janeiro, instalada na quinta-feira (25), já tem 377 requerimentos gerais de convocações, quebras de sigilo e pedido de informações. As reuniões do plenário da comissão para votar requerimentos vão começar na semana que vem.
Segundo o g1, na semana passada, Bolsonaro esteve no gabinete do filho, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), e na saída, ao ser questionado por jornalistas se ele compareceria à CPI caso fosse convocado, o presidente respondeu que "qualquer cidadão convocado tem que vir [à CPI]".
Entretanto, por ser um convite, o requerimento não tem força coercitiva e seu cumprimento não é obrigatório.