Deputado federal aciona PGR contra Jerônimo por fala sobre Bolsonaro e eleitorado
Parlamentar acusa o governador petista de incitação à violência política

Foto: Câmara dos Deputados / Divulgação
O deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ) apresentou, nesta segunda-feira (5), uma notícia-crime junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), por declarações feitas durante um evento público no município de América Dourada, no interior do estado, sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o seu eleitorado.
No evento, Jerônimo disse que "ele [Bolsonaro] vai pagar essa conta dele e quem votou nele também devia pagar a conta”, complementando: “fazendo pacote. Bota uma enchedeira e leva tudo pra vala”.
Otoni de Paula, apoiador ferrenho de Bolsonaro durante o período em que presidi o Brasil, acusa o governador petista de incitação à violência política e de atentar contra a dignidade de milhões de brasileiros.
A notícia-crime sustenta que o governador ultrapassou os limites da liberdade de expressão e violou dispositivos do Código Penal, da Constituição e da Lei de Improbidade Administrativa. Otoni requer que a Procuradoria-Geral da República instaure procedimento investigatório e represente junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), foro competente para processar governadores.
Na manhã desta segunda-feira (5), Jerônimo Rodrigues se retratou durante uma vistoria nas obras de ampliação e requalificação do Teatro Castro Alves (TCA). Na ocasião ele afirmou que as falas foram tiradas de contexto e se desculpou pelo termo "pejorativo" utilizado.
"Eu jamais falaria algo nesse porte. Nós inclusive criticamos de forma muito veemente a forma como alguém deseja a morte de outra pessoa. Quem me conhece sabe, eu sou uma pessoa religiosa, uma pessoa de família, não vou nunca tratar qualquer opositor com um tratamento deste. Foi descontextualizado", disse Jerônimo.