Deputados baianos celebram captura de Nicolás Maduro e elogiam ação de Trump
Presidente Venezuelano foi capturado pelo governo dos EUA junto com a esposa, na manhã deste sábado (3)

Foto: Divulgação
O deputado federal Capitão Alden (PL) e os deputados estaduais Leandro de Jesus e Diego Castro, ambos do PL, celebraram, neste sábado (3), a ação do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que resultou na captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
Capitão Alden afirmou que a prisão do líder venezuelano representa uma mudança no cenário político da América do Sul e avaliou o episódio como um marco simbólico para a região.
“Chegou o fim da ditadura de Maduro. O que ocorre hoje na Venezuela representa mais do que a queda de um tirano. Representa o início de um despertar de uma região cansada de miséria, perseguição política, censura e violência institucionalizada. Acabou o tempo em que um ditador sanguinário era tratado como chefe de Estado respeitável”, afirmou.
O parlamentar também comparou a postura de Trump com a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a quem classificou como conivente com regimes autoritários.
“É impossível ignorar o contraste com a postura do governo brasileiro. O presidente Lula tem feito gestos reiterados a regimes opressores e governos que flertam ou apoiam diretamente o terrorismo. O Brasil tem contribuído política e financeiramente para sustentar esses regimes, tratando ditadores como líderes legítimos, enquanto seus povos passam fome, são presos, exilados ou mortos”, criticou.
Já o deputado estadual Leandro de Jesus celebrou a prisão de Maduro nas redes sociais e elogiou diretamente a atuação do presidente norte-americano, afirmando que a operação envia um recado à América Latina.
"Trump manda mais um recado para o mundo e para a América Latina. Aqueles que defendem o comunismo, o socialismo, terrorismo, o tráfico de drogas e direitos para facções estão na mira da liberdade. Não iremos mais aceitar tipos de governo como o de Maduro e como se desenha aqui no Brasil", disse.
Leandro também afirmou esperar que outros líderes autoritários sejam alcançados por ações semelhantes. "O que vivemos no Brasil não é diferente do que ocorre na Venezuela. Uma ditadura no judiciário, um comunista no poder, facções criminosas ganhando cada vez mais campo. A nossa torcida é que os dias deles também estejam contados", completou.
O deputado estadual Diego Castro também comemorou a captura de Maduro. “Ver a queda de Maduro não tem preço e, para mim, não se trata apenas de uma vitória geopolítica da direita, mas de uma realização pessoal em ver a justiça acontecendo. Não há mal que dure para sempre”, afirmou.
Castro concluiu manifestando expectativa de reconstrução do país vizinho após a prisão do líder chavista. “Que Deus abençoe e fortaleça o povo venezuelano e que se restabeleça a grandeza que esse maravilhoso país é”.


