Deputados e senadores se unem para tentar derrubar veto de Lula à desoneração da folha
Expectativa é que projeto seja revertido ainda nesta semana
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O veto integral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à desoneração da folha de pagamento gerou reação no Congresso Nacional, e deputados e senadores se uniram para tentar reverter a decisão do petista ainda nesta semana.
Entidades que representam os setores desonerados pressionam para que o veto caia e avaliam que 1 milhão de empregos estarão sob risco após o fim da validade da medida. O tema pode entrar em discussão na sessão desta terça-feira (28).
Para o vice-presidente da Câmara, o deputado Marcos Pereira (Republicanos), a tendência é que o veto seja derrubado. "O projeto de desoneração da folha é crucial para esses 17 setores. […] Não é o melhor modelo, mas é o que foi possível, e isso trouxe um debate muito intenso no Congresso. Meu sentimento é que o Congresso tende a derrubar esse veto do presidente Lula", afirmou ao R7.
O presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também defendeu a desoneração e afirmou que o projeto é positivo para o país.
A decisão de Lula também pegou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), de surpresa. Segundo fontes próximas a ele ouvidas pelo R7, Lula vetaria apenas o trecho que favorecia pequenos municípios com a diminuição da contribuição previdenciária. A medida não estava prevista no projeto de lei original e entrou no texto durante a discussão na Câmara dos Deputados.