• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Desabastecimento no SUS pode implicar no tratamento médico de 60 mil brasileiros
Saúde

Desabastecimento no SUS pode implicar no tratamento médico de 60 mil brasileiros

Saúde admite 'lacuna' por problemas administrativos

Por Da Redação
Ás

Desabastecimento no SUS pode implicar no tratamento médico de 60 mil brasileiros

Foto: Reprodução

Em carta aberta enviada ao Ministério da Saúde, as entidades médicas manifestaram preocupação com o desabastecimento de medicamentos para os 60 mil pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que já começaram a sentir as implicações com a falta de insumos e podem sofrer consequências com a interrupção dos tratamentos.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Ricardo Xavier, às vezes o paciente pode estar respondendo bem a um medicamento e, ao ser trocado, todo o tratamento pode não ser mais eficaz.

Em fevereiro, o Ministério da Saúde admitiu que poderá ter uma "lacuna" no abastecimento devido aos problemas administrativos. A pasta emitiu ainda um ofício aos Estados em que informava sobre a troca de laboratórios fabricantes do medicamento, após a empresa anterior perder o registro junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Uma nova farmacêutica já está em fase inicial de produção, mas a previsão de regularização total de medicamentos está para outubro deste ano. 

Na carta, as entidades sugerem que a pasta realize uma compra emergencial do adalimumabe (medicamento contra artrite reumatoide grave) para suprir as demandas já existentes e para evitar total falta do remédio em um futuro próximo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.