Brasil

Desaceleração econômica deve afetar setores brasileiros

País asiático registrou deflação de 0,3% em julho e coleciona índices negativos

Por Da Redação
Ás

Desaceleração econômica deve afetar setores brasileiros

Foto: Foto: reprodução

A China vem apresentando reduções econômicas consecutivas e isso deve afetar o Brasil nos próximos meses. Principalmente o setor de minério de ferro, por outro lado, outros setores, como o agro, devem sofrer menos. As informações são do Estadão.

O governo chinês está diminuindo os investimentos em infraestrutura e mercado imobiliário, o que provavelmente afetará a compra de commodities metálicas, incluindo minério de ferro, essenciais na produção de materiais fundamentais para a construção civil.

Em julho, a China registrou sua primeira deflação em mais de dois anos, com uma queda de 0,3% nos preços. Embora os economistas locais considerem essa diminuição temporária, essa situação se junta a outros indicadores negativos recentes, levantando preocupações sobre seu impacto em outros países, incluindo o Brasil, já que a China é um grande importador de produtos brasileiros.

No mesmo mês, as exportações chinesas caíram 14,5% em comparação com julho do ano anterior, enquanto as importações tiveram uma redução de 12,4% no mesmo período. Além disso, o crescimento econômico da China no trimestre encerrado em junho foi apenas de 0,8%, após um aumento de 2,2% entre janeiro e março. Em termos anualizados, esse número representa uma variação de 3,2%, a mais baixa em três décadas.

Os indicadores levantaram preocupações sobre os efeitos dessa desaceleração na economia brasileira. No entanto, muitos economistas acreditam que esses efeitos não serão excessivamente severos para o Brasil como um todo. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário