• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Desaparecido: opositor do governo russo não é visto há duas semanas
Mundo

Desaparecido: opositor do governo russo não é visto há duas semanas

Especialista da ONU exige libertação imediata de Alexei Navalny

Por Da Redação
Ás

Desaparecido: opositor do governo russo não é visto há duas semanas

Foto: Reprodução

O opositor do regime russo, Alexei Navalny, está desaparecido há duas semanas. O dissidente compareceu a uma audiência e os seus apoiadores não obtêm resposta das prisões russas. 

"O Alexei está desaparecido há mais de duas semanas; há 15 dias que não sabemos o que lhe aconteceu ou onde está", afirmou à RTP Kira Yarmysh, porta-voz de Navalny.

Os apoiadores se convenceram de que ele "foi transferido para outra prisão, mas é mera suposição, não há uma confirmação oficial".

"Dia 6 de dezembro foi o último dia em que os advogados o viram na colônia penal, na região de Vladimir, e desde então desapareceu literalmente. Estamos em contato com todas as prisões e colônias de regime especial que existem na Rússia, há mais de 200, no total, para obter uma resposta, mas até agora não soubemos nada", explicou Kira Yasmysh.

Os apoiadores de Navalny, que foi preso em 2021 depois de ter sobrevivido a uma tentativa de assassinato por envenenamento, que atribui ao Kremlin, alertaram para o desaparecimento do opositor no início deste mês, quando foi visto pela última vez. 

Na última segunda-feira (18), uma especialista da Organização das Nações Unidas (ONU) em direitos humanos, manifestou preocupação com o "desaparecimento forçado" do líder da oposição russa e exigiu a Moscou que libertasse Navalny imediatamente. 

"Estou muito preocupada com o fato de as autoridades russas não revelarem o paradeiro e o estado de saúde de Navalny durante o período tão longo, o que equivale a um desaparecimento forçado", afirmou Mariana Katzarova, relatora especial das Nações Unidas sobre a situação dos direitos humanos na Rússia. Em comunicado, ela declarou ter informado as autoridades russas sobre suas preocupações.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário