Suprema Corte decide o futuro da candidatura de Trump à Casa Branca
Ex-presidente dos EUA desponta como favorito entre os republicanos
Foto: Gage Skidmore
A decisão do Supremo Tribunal do Colorado tornando Trump inelegível pode ser contestada na Suprema Corte devido à maioria conservadora. Ao menos, é isso que aponta especialistas internacionais e o que espera a campanha do pré-candidato, que desponta como favorito entre os republicanos, com 49 pontos de vantagem sobre seus concorrentes, segundo o site de dados FiveThirtyEight.
Todas as contestações se baseiam na 14ª emenda, que proíbe a ocupação de cargos públicos por aqueles que fizeram juramento constitucional e se envolveram em insurreição. Trump é acusado de incitar seus partidários a invadir o Capitólio durante o motim de 6 de janeiro de 2021 para contestar o resultado eleitoral.
A decisão de invocar essa emenda constitucional para barrar o retorno do ex-presidente à Casa Branca divide juristas e constitucionalistas. Os processos em andamento nos estados americanos ganharam força com o veredicto do Colorado, mas Trump conta com a Suprema Corte para restaurar seu lugar nas urnas.
Se a Suprema Corte concordar em ouvir o recurso do ex-presidente, os processos pendentes em instâncias inferiores seriam suspensos e Trump continuaria elegível.