Desaprovação ao governo Bolsonaro sobe para 63%, aponta pesquisa
Aprovação desceu 4 pontos percentuais e chegou à 27%
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Segundo pesquisa do PoderData, a desaprovação ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) subiu para 63%. O número de aprovação apresentou queda de 4 pontos percentuais e chegou a 27%.
O resultado de apoio é o menor registrado entre as pesquisas realizadas pelo portal. Além disso, a diferença entre aprovação e desaprovação da gestão federal também foi ao recorde e marcou 36 pontos percentuais.
No mesmo período do ano passado, o chefe do Executivo chegou a ter aprovação 12 pontos superior à desaprovação. Para o estudo foram ouvidas 2.500 pessoas, em 472 municípios, nas 27 unidades da Federação.
Em relação a atuação pessoal de Bolsonaro, o resultado foi praticamente o mesmo dos últimos 15 dias. Dos entrevistados, 55% classificam o presidente como “ruim” ou “péssimo”, ante 56% na rodada anterior. Outros 25% classificam como “ótimo” ou “bom” contra 28% no último levantamento.
Além de 14% que dizem que atuação do presidente é “regular” – variação positiva de 1 ponto percentual. O restante, de 6%, não soube responder.
De acordo com o PoderData, 61% dos entrevistados da região Nordeste, além dos que cursaram até o ensino fundamental, também 61%, são os que mais rejeitam o trabalho de Bolsonaro. Os moradores das regiões Sul (39%) e Norte (35%) e os com ensino superior (33%) são os que mais consideram o presidente “ótimo” ou “bom”.
A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.