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Economia

Desde o início da pandemia, Índice de Confiança do Brasileiro registra o melhor resultado

Associação Comercial de São Paulo mostra tendência de crescimento e chega a 91 pontos no mês de abril

Por Da Redação
Ás

Desde o início da pandemia, Índice de Confiança do Brasileiro registra o melhor resultado

Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Desde o início da pandemia, o Índice de Confiança do Consumidor Brasileiro, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), atingiu o melhor resultado. A pesquisa, elaborada pela Pinion, registrou 91 pontos em abril, seguindo a tendência de crescimento que começou em maio do ano passado.

Ainda assim, o indicador permanece no campo pessimista, que revela um consumidor ainda bastante cauteloso na hora de ir às compras. As exceções ficam por conta das regiões Norte (102) e Centro-Oeste (103). Isso se explica por estarem inseridos dentro de territórios agrícolas e que se beneficiam também dos bons preços dos grãos no mercado internacional.

A população já vê que o aumento da mobilidade urbana nas cidades e a injeção de recursos extras na renda das famílias mais carentes, como, por exemplo, o Auxílio Brasil e a antecipação do FGTS trazem esperanças para as famílias. O Índice mostra que existe ainda hoje uma percepção negativa das famílias em relação às situações financeiras. Do total de entrevistados, 45% acham que a vida está ruim neste aspecto. Sobre a perspectiva de manutenção dos empregos atuais, 32% ainda dizem não se sentirem seguros no cargo.

A percepção negativa em relação à situação financeira mantém a menor disposição do consumidor em adquirir itens de maior valor, como carro e casa e bens duráveis como geladeira. No total, 38% dos brasileiros não se sentem confiantes para investirem em um fogão, por exemplo.

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