Desembargador suspende cassação do mandato de Marcelo Crivella

Recurso da defesa é aceito com efeito suspensivo e inelegibilidade aguarda julgamento final

Por Da Redação
Ás

Desembargador suspende cassação do mandato de Marcelo Crivella

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O desembargador eleitoral Bruno Bodart suspendeu nesta segunda-feira (24), a cassação do mandato do deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), ex-prefeito do Rio de Janeiro. A decisão atendeu a um recurso da defesa de Crivella e, segundo o desembargador, é uma medida padrão quando há recurso contra a decisão do TRE que resulta em "cassação de registro, afastamento do titular ou perda de mandato eletivo".

Entretanto, em relação à inelegibilidade, Bodart explicou que a decisão só terá eficácia após o trânsito em julgado ou, se confirmada por órgão colegiado da Justiça Eleitoral, após a publicação do veredicto pelo tribunal.

Em maio deste ano, Crivella foi cassado, considerado inelegível por oito anos e multado em decisão de 1ª instância. O político foi condenado por abuso de poder político e conduta vedada junto ao assessor especial Marcos Luciano.

A cassação se deu pelo envolvimento de Crivella e do assessor no grupo denominado "Guardiões do Crivella", que utilizava assessores comissionados da prefeitura para intimidar jornalistas e usuários de unidades de saúde que denunciavam problemas no setor. A decisão da juíza apontou que os assessores foram utilizados para beneficiar diretamente a campanha de Crivella, prejudicando o equilíbrio da disputa eleitoral.

Enquanto aguarda o julgamento final da questão da inelegibilidade, Marcelo Crivella segue com a suspensão da cassação do seu mandato de deputado federal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário